http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_d.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_b.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_g.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_h.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_i.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_a.jpg
http://sitespecific.pt/files/gimgs/21_pessoa.jpg

LOUNGE ANA, espaço schengen, AEROPORTO DE LISBOA

2011/2015
com · A.AL arquitectos

cliente · ANA, Aeroportos de Portugal SA
comunicação . P06-ATELIER
fotografias . do mal o menos - Eduardo Nascimento/João Fôja

O projecto inclui dois espaços de estadia, em áreas distintas do aeroporto, que se pretendem reconhecíveis como partes do mesmo princípio. Esse princípio devia ser representativo de um sense of place claro e inequívoco de Lisboa e Portugal.

Este espaço é dominado pelo grande envidraçado com vista para as pistas do aeroporto. Não só pela vista, mas pela garantia de luz natural e de uma forte relação com o exterior uma das principais preocupações foi permitir que todos tivessem acesso à vista e desse modo se foram dispondo as diversas áreas de estadia no espaço. O projecto prevê ambientes diferenciados – definidos pelo programa - mantendo o espaço amplo e fluido, sem compartimentações.
O envidraçado da entrada é acompanhado de um filtro que garante a privacidade dos passageiros que utilizam o Lounge e identifica o espaço visto das áreas de consumo. A recepção limita o acesso a áreas de apoio e instalações sanitárias. Nas áreas de descanso criaram-se três zonas diferenciadas de estadia: uma zona de apoio ao self service com serviço de bar; uma área de maior dimensão, focando toda a atenção no envidraçado dominante, onde o mobiliário define os vários tipos de estadia, mais vocacionada para trabalhar, para estadias curtas ou para descansar; e uma zona de projecção, delimitada por um volume flutuante, acima da linha de vista e atravessável, com cuidados específicos de iluminação e controle acústico. Existe ainda uma área de descanso, mais privada e recolhida, mas não encerrada.